de entre os poucos produtos que apenas podemos consumir por aqui, há um sumo natural (desconfio que muito açucarado...) que não é mau de todo: sumo de calabaceira (calbiceira em crioulo). a calabaceira é, segundo consegui apurar, um fruto tipo cabaça, natural de Angola e outros países do continente africano, que se vende já seco, em sacos como este (o aspecto não é dos melhores, reconheço...) com cerca de um quilo, a 100$00 (0,90€). o sumo faz lembrar néctar de pêra, com um sabor mais "polposo" - também vendem o sumo di calbiceira, congelado, em sacos de plásticos minúsculos (que não vale nem a pena tentar adivinhar de onde vieram...) na praia, a 10$00 - as chamadas freskinhas.
um dia resolvi tentar fazer o sumo em casa, seguindo as indicações locais:
- ferver água
- dissolver o conteúdo do saco na água
- coar o lixo (e acreditem que aquilo tem lixo que nunca mais acaba)
- deixar arrefecer
- açucarar a gosto
- servir fresco
simples, não?...
mas... o processo é mesmo muito longo, e... nojento... (em cima, os fios e caroços e restante lixo que aparece depois de dissolvido o conteúdo do saco)... a mistura mais parece sopa de feijão (e cheira igual...) e, no fim de tudo, o resultado foi decepcionante e o sabor não era bem igual ao que conheço dos sítios onde bebo o sumo.
segundo me disseram, pode ter algo a ver com o facto de termos tapado o tacho enquanto arrefecia, o que provocou a fermentação da mistura... de qualquer forma, agora já só bebo sumo de calabaceira fora...
Sem comentários:
Enviar um comentário